domingo, diciembre 23, 2007

21_12_2007 Madre Marcel Prepará feijoada

Joe punheteros nombres portugueses.

Lo estoy pasando mal con los nombres y con no poderos ensenharos esto.
En casa de MArcel puedo bajar las fotos pero nunca paramos quietos.
La verdad es que ha sido uno de los mejoros anfitriones de mi vida (junto con Santi, Carlos, Lorenzo, Chus, Olga, Xabi y tantos otros que seguro olvido).

Feijoada.
Tal y como me explicó Marcel es un plato que hacían los esclavos africanos, que luego a los europeos también les gustó y acabó siendo uno de los platos característicos de Brasil.
En aquel entonces lo hacían con lo que tenían.
Restos de carne, una especie de chorizo y frijoles negras. (y como todo plato de aqui bastante fuerte)
Como en toda iberoamerica es un plato que se acompanha de arroz, una pasta amarilla, vinagreta,

Y sin duda lo más importante todo fue posible gracias a la madre de Marcel.
Una senhora muy simpatica, con 74 anhos y super lucida.

Os pongo el plato y la foto para los que tengáis curiosidad?

FEIJOADA À BRASILEIRA

Ingredientes

½ kg de lingüiça calabresa curada

½ kg de lingüiça portuguesa

½ kg de paio

1 ½ kg de carne seca (melhor a de manta)

1 ½ kg de carne de porco salgada

1 peça de costela de porco salgada (mais ou menos ½ kg)

1 peça de costela de porco defumada (½ kg mais ou menos)

2 pés de porco salgados

3 rabos de porco salgados

250 g de bacon

1 ½ kg de feijão preto (prefira sempre feijão novo. A proporção do feijão é, mais ou menos, 1 kg de feijão pra cada 5 kg de carnes)

2 maços de couve

2 maços de cheiro verde

2 pimentas vermelhas

2 cebolas grandes

2 tomates maduros

3 folhas de louro

4 dentes de alho

farinha de mandioca cru
Modo de Preparar

Pique as carnes (carne-seca e carne de porco) em pedaços de mais ou menos 10 a 15 cm. Pique a costelas, a salgada e a defumada, seguindo as ripas e corte-as em dois pedaços cada uma. Pique os pés em quatro pedaços Pique os rabos em pedaços de 7 a 15 cm (não precisa medir, vá no chute) As lingüiças deverão ser fatiadas em rodelas, retire antes a pele. Lave as carnes em água corrente e cozinhe-as, separadas a carne seca e a costela defumada, em bastante água. Cozinhe a carne seca durante 40 minutos em panela de pressão, e ss demais (carne de porco, costela salgada), por 20 minutos. Pés e rabos podem ser cozidos juntos, por 20 minutos. A costela defumada deve ser cozida separadamente por 20 minutos. As lingüiças (calabresa, portuguesa e paio) podem ir juntas ao fogo, já cortadas, numa panela tapada, com dois copos d'água, e cozidas por 15 minutos. Depois de tudo cozido, carnes, rabos, pés, costelas e lingüiças, escorra a água do cozimento, e reserve tudo. Experimente o sal das carnes, deverá ter saído com o cozimento. Se não saiu, dê mais uma fervura, que feijoada sem sal tem jeito de consertar, mas salgada é caso perdido. Lave e cozinhe o feijão em panela de pressão por 25 minutos. Vai ficar meio duro, mas não se preocupe com isso. Junte tudo numa panela grande (enorme). Carnes, lingüiças e feijão, acrescente dois litros de água fervente. E deixe cozinhar por 30 minutos. Mexa de vez em quando para não queimar no fundo. Durante o cozimento, o caldo deverá engrossar (isso depende do feijão, feijão velho não dá bom caldo). O feijão e as carnes amolecerão, chegarão ao ponto. Retire uma cuia de caldo para fazer o molho, e reserve no canto da pia. Prepare o tempero da feijoada: alho picado, frito na gordura do bacon (do qual você já fez um torresmo), cebola dourada na mesma gordura, e jogue tudo no panelão. Acrescente o louro, deixe apurar um pouco e meta lá o cheiro verde picado. Está pronta a feijoada, a consistência ideal é de lava vulcânica. Com os torresmos do bacon faça um farofa com farinha mandioca. A couve deve ser picada como fio de cabelo, fininha, e refogada de leve com gordura de bacon, um tico de sal para dar gosto, e é só. Aquele caldo que você deixou de lado, vai virar molho: duas pimentas vermelhas picadas miudamente, cebola fininha, cheiro verde picadinho, tomate sem pele em cubinhos ridículos, misture tudo no caldo, e leve tudo pra mesa. Arroz branquíssimo para contrastar com o feijão, e bom apetite.

No hay comentarios: